Negócios do Japão
Inicial Classificados no Japão Classificadovs no Brasil Vídeos Engraçados Pesquisa de Preços Contato



menu alto
Navegação
Inicial Informática
Problemas comuns
Drivers
Hardware
Downloads
Artigos e Tutoriais
Periféricos
Internet
Manutenção
Programas
Segurança
Termos
Diversos

Navegação no site
Papel de Parede
Jogos Online
Cotação do Dolar
Imagens Engraçadas
Piadas Divertidas
Raciocínio Lógico
Vídeos Engraçados
Pesquisa de Preços

Links
PC Ajuda
Brazil na Web
Criar Sites
Ganhar Dinheiro Blog
menu foot

Defendendo o computador contra espiões
 
Defendendo seu computador contra vírus, trojans, espiões e spans

A lista de visitas indesejadas só aumenta, todos os dias são inventados mais e mais pragas virtuais que atrapalham nossa vida com o computador, grandes empresas amargam prejuízos astronómicos, e quem lucra são os criadores de antivírus, antispy e antispam, as vezes eu penso que as próprias empresas que criam o antídoto que são Cadeado quem fazem algumas dessas pragas virtuais, pensa comigo, se uma empresa dessas anda meio caída, lança uma praga que atinge milhares de computadores no mundo todo e no dia seguinte aparece com o antídoto, suas vendas aumentariam muito, enquanto isso seus rivais ficariam se matando para conseguir uma segunda colocação, no mundo globalizado é assim, ou você se adapta ao mercado ou o mercado te engole, uma vez um amigo meu me disse que se você quer vender um produto, você deve chegar primeiro, se chegar depois, terá que chegar mais barato.
Talvez esse pensamento seja um  surto de uma mente criativa (a minha), mas uma coisa é certa, nós usuários é que pagamos o pato, e bem caro por sinal, só o que nos resta é nos proteger e torcer para que isso seja o suficiente para bater a porta na cara destas visitas indesejáveis.

Veja algumas dicas de como se proteger:

Contra vírus e trojans
Vírus - estes são os intrusos mais perigosos, os vírus quando entram em nossas máquinas tem a intenção de destruir, seja total ou parcial, existem alguns que chegam a danificar o HD.
Trojans - agem abrindo brechas para que pessoas mal intencionadas possam penetrar em sua máquina, uma vez dentro o invasor pode roubar arquivos e dados importantes, apagar arquivos ou até mesmo formatar o HD.
Para defender-se deste tipo de praga é necessário no mínimo um antivírus, mas como nenhum antivírus detecta 100% do vírus eu recomendo o uso de dois ( mas seria necessário uma máquina razoável ),  e se você é como a maioria das pessoas que pensam que o Nortom anti-vírus é o melhor, esta enganado, em uma pesquisa feita pela revista Info mostrou que o Mcfee Virus Scan era o melhor antivírus atual, não sei porque mas sempre que me falam em antivírus a maioria das vezes o Norton é citado, existem alternativas gratuitas, mas que nem por isso são menos eficazes que seus rivais pagos.
Eu recomendo o uso dos anti virus Avast, Bit defender e do   AVG  
Faça também um teste utilizando o Panda Antivírus online a procura de vírus e espiões, clique no banner abaixo, você será direcionado ao formulário onde deverá inserir seus dados para fazer o download do programa necessário para o escaneamento de seu disco rígido.
  Panda ActiveScan - On-line Virus Check
 Pesquise por preços de Antivírus no Buscapé

Contra espiões

Os espiões não são tão nocivos como os vírus e trojans, poi não danificarem o computador, sua intenção é fazer com que apareçam propagandas, vasculhar como você navega na internet e até roubar dados confidenciais assim como senhas, e enviá-los ao seu criador ou pessoa que configurou tal espião.
Para defender-se deste tipo de praga é recomendado o uso de antispys, no mínimo 2 o ideal seria 3.
Eu recomendo o uso do    Anti Spy, Ad- Aware e Spybot     

Contra SPAMs
Outro tipo de praga indesejável são os spams, todos os dias uma enxurrada de e-mails oferecendo seguros de saúde, viagra,  fotos de conteudo adulto e etc... são enviados, se você usa um e-mail que possui antispam como o Hotmail, YahooMail etc... não terá muito problemas, mas se utiliza o Outlook Express poderá ter a sua caixa de e-mail lotada, para solucionar este problema eu recomendo que configure o filtro do Outlook Express para amenizar o problema.

Contra Invasões
Caso você tenha um trojan que seu antivírus não tenha percebido, um hacker mal intencionado poderia utilizá-lo para acessar sua máquina, podendo obter senhas arquivos, importantes, e até mesmo formatar seu computador.
Existem alguns tipos de programas Hackers que podem se conectar ao seu computador através de uma rede doméstica compartilhada, mesmo não havendo nenhum vírus ou trojan.
Para barrar este tipo de intruso, seria necessário uma barreira ou melhor um Firewal ``Parede de fogo´´ para barrá-los, utilize o Sygate Personal Firewall   como artilharia e feche as portas de seu computador.
 
Mas então como eles entram e qual a melhor forma de evitar que essas pradas invadam nosso computador?
A melhor coisa é não se expor, os vírus na maioria das vezes entram em nossos computadores atachados a programas executáveis, arquivos compactados, animações, imagens, vídeos e outros, quem costuma fazer downloads de arquivos deste tipo em programas como o Kazaa ou Emule por exemplo, tem uma grande possibilidade de contaminar o PC, creio que cerca de 30% dos arquivos executáveis estejam contaminados.
Outra forma de contaminção é através de sites no qual o criador propositalmente coloca algum tipo de trojan, e assim que a página é aberta ou clica-se em algum link ou imagem o arquivo é copiado em seu computador, os tipos de páginas mais perigosos são os de conteúdo adulto, cracks, warez e sites com conteúdo ilegal, muito dificilmente você encontrará em outros tipos de páginas, os e-mails também são uma porta de entrada, você pode receber um e-mail de um amigo, se o computador dele estiver contaminado com algum tipo de vírus que se espalha através de e-mails e você estiver na lista de endereços do Outlook Express, você será um forte candidato a ter este convidado batendo a sua porta.
Evite fazer downloads de arquivos de qualquer site suspeitos, principalmente os ilegais.

Já no caso dos spywares, eles podem vir juntamente com programas aparentemente inofensivos e são instalados no momento da instalação do mesmo, também podem ser encontrados em sites maliciosos em que aparece uma pequena janela pedindo que você clique em sim para instalar o programa que dará acesso gratuito ao site ou coisas desse tipo.
Para evitar que isso aconteça, leia com atenção as janelas que aparecem enquanto esta navegando, se suspeitar de alguma coisa, o site não for importante ou não for confiável clique em não, cancelar, já com os programas não tem muito jeito, você deve evitar instalá-los, veja alguns programas que possuem espiões junto no pacote GAIN, PrecisionTime, DashBar, WeatherScope, WeatherCast, ClockSync, BonziBuddy, SnagIt, MySearch, Comet Cursor, KaZaA, Gator,, Date Manager, IEHelper.

Contra os Spams a melhor forma de evita-los é ter dois e-mails, mas porque? Um deles serviria como seu e-mail principal, e o outro para aqueles sites que pedem que você insira seu e-mail para ter acesso, liberar tal programa etc... , existem programas que vasculham a internet atrás de e-mails qualquer palavra que tiver por exemplo seuemail@spam.com, estes progamas reconhecem o primeiro nome o @  o segundo nome e o ponto com e identifica como e-mail, se você adicionou seu e-mail em um forum de discussão por exemplo ele poderá ser reconhecido.

Se você utiliza o Windows Xp e não costuma oferecer ou receber ajuda online através do utilitário do Windows, seria interessante desabilitar essas entradas para isso vá em Painel de Controle> Sistema e na janela que se abre clique na Aba Remoto, desmarque as caixas em Assistência Remota e Área de Trabalho Remota, caso ja esteja desmarcado deixe como esta e de OK

Para quem possui computadores funcionando em rede e trasnsfere arquivos de um computador para outro ou tem esta função habilitada, fique sabendo que isso é um convite para hackers, pois não é necessário que haja um trojan na máquina e o hacker pode ter acessoa total do drive compartilhado, uma boa idéia seria desabilitar este recurso, principalmente se não esta utilizando, para isso clique em Meu Computador e verifique se há uma pequena mão embaixo dos ícones que representam os drives, se houver clique com o botão direito em cima do dirve e no menu que se abre clique em Compartilhamento e Segurança, na caixa que se abre desmarque a opção Compartilhar este drive na rede e de OK

Depois de ler esta matéria, não vá ficar traumatizado e deixar de navegar, apesar de a melhor maneira de manter seu computador limpo de pragas seja desplugar o cabo da internet, pode-se navegar sem problemas desde que siga estes conselhos


Pesquise preços de programas para proteção no Buscapé
menu alto


menu foot
Inicial | Comércio no Japão | Dicas de Informática | Rádios Online | Vídeos Engraçados | Imagens Engraçadas
Piadas Divertidas | Raciocínio Lógico | Jogos Online | Downloads de Programas | Papel de Parede | Política de Privacidade |Contatos