Negócios do Japão
Inicial Classificados no Japão Classificadovs no Brasil Vídeos Engraçados Pesquisa de Preços Contato



menu alto
Navegação
Inicial Informática
Problemas comuns
Drivers
Hardware
Downloads
Artigos e Tutoriais
Periféricos
Internet
Manutenção
Programas
Segurança
Termos
Diversos

Navegação no site
Papel de Parede
Jogos Online
Cotação do Dolar
Imagens Engraçadas
Piadas Divertidas
Raciocínio Lógico
Vídeos Engraçados
Pesquisa de Preços

Links
PC Ajuda
Brazil na Web
Criar Sites
Ganhar Dinheiro Blog
menu foot

Manutenção de sistema Windows XP
 
Se o seu computador esta mais mole que chocolate fora da geladeira em mês de Janeiro, se ao invés de rodar os programas ele esta arrastando, talves você possa fazer algo mais do que ir tomar um cafezinho enquanto o computador se arrasta.
Existem meios de tentar dar uma garibada no seu PC e que muitos usuários desconhecem, mas é claro que não podemos fazer milagres, as vezes o sistema esta tão comprometido que é melhor voltar a estaca zero e reinstalar tudo de novo, alguns usuários mais experientes recomendam reinstalar o Windows 95 98 e millemium a cada seis meses a um ano, dependendo da frequência com que você instala programas no seu PC, se esse for o seu caso de uma olhada em como reinstalar o Windows .

Vamos agora por a mão no mouse e começar a trabalhar:
1 - Scandisk
Ele serve para verificar a integridade do HD, quando ele esta com algum problema o windows é afetado com perda no desempenho e ou perca de dados, por isso quando a sua máquina trava tente sempre desliga-la apertando Control+Alt+Del espere alguns segundos para que a caixa com as opções apareça, e só em ultimo caso desligue pelo botão ligar e desligar de sua máquina.
Para acessar o Scandisk no windows 95, 98 e ME vá em:
Iniciar/ Programas/ Acessórios/ Ferramentas de Sistema/ Scandisk.
Já no Windows Xp essa opção foi removida do menu Iniciar, neste caso vá em Meu Computador e clique com o botão direito em cima do drive que deseja escanear e no menu que aparece clique em propriedades, uma janela como a debaixo surgirá. Clique na aba Ferramentas e em seguida no botão ``Verificar agora´´
Scandisk
Clique na imagem para ampliar


Uma nova janela surgirá, selecione as duas caixas como mosrtado abaixo e clique no botão OK
scandisk
Clique na imagem para ampliar


Este procedimento fará com que o scandisk verifique também a integridade física do disco, por esse motivo este utilitário apenas será iniciado após o computador ser reiniciado.
É recomendado utilizar o scandisk  no modo padrão (apenas clicando no botão Iniciar) a cada uma ou duas semanas e completo a cada mês e todas as vezes que o computador for desligado diretamente pelo botão.

2 - Desfragmentar o disco.
Quando você instala um programa ou cria um arquivo ele ocupa um certo lugar no disco e o computador vai gravando esses arquivos de forma continua ou seja um do lado do outro e quando um certo arquivo que esta no meio do Hd por exemplo é apagado abre ali uma brecha que sera preenchida quando outro arquivo for criado, mas façamos de conta que este arquivo seja maior que o que foi apagado o computador vai gravar o que couber ali e o resto no próximo buraco que ele achar, ai é que esta o problema, quando o pc for acessar tal arquivo ele vai ter que ler uma parte e depois a outra, seria bem mais rápido se ele achasse o arquivo em um unico lugar, ai é que entra o desfragmentador, ele reorganiza estes arquivos para serem lidos de forma continua obtendo uma melhor performance, é recomendado desfragmentar de 2 semanas a 1 mês dependendo da frequência com que você cria ou apaga arquivos. Para acessar o Desfragmentador vá em Iniciar/ Programas/ Acessórios/ Ferramentas de Sistema/ Desfragmentador

3 - Utilizar um utilitário para limpar o registro
Existem programas que limpam o registro retirando entradas inválidas que são carregadas quando o windows é iniciado, a limpeza do registro trás uma melhor performance e em alguns casos dimunui o travamento do Pc, pegue aqui uma versão gratuíta do programa Easy Cleaner.

4- Deletar os arquivos inuteis
Enquanto o computador está ligado, muitos arquivos desnecessários são criados, o que acaba ocupando espaço e até afetando o desempenho do sistema. Você poderá encontrar estes arquivos no Windows XP nas pastas.
C:\WINDOWS\Prefetch
C:\WINDOWS\Temp
Delete todos os arquivos encontrados nestas pastas

5- Desligar programas que são iniciados junto com o Windows.
Quando você instala certos tipos de programas estes colocam uma entrada no registro do Windows para ser iniciado juntamente com o Sistema Opercional, alguns deles são realmente necessários, mas outros podem ser desligados, para desliga-los vá em Iniciar>Executar e na caixa que se abre digite msconfig agora clique na aba Inicializar, desmarque todos os programas que não são necessários como programas de Chat, messengers, players e etc... , só tome cuidado para não desligar programas importantes para o funcionamento do PC.
msconfig
Clique na imagem para ampliar


Efeitos
O Windows Xp por padrão deixa a aparência das janelas e dos botões com efeitos de cores e bordas redondas para parecerem mais bonitos, porém isso utiliza muito dos recursos do PC, você pode modificar isso para ganhar em desempenho, ele ficara mais com a cara do Windows 98.
Para modificar isso vá em Painel de Controle> Sistema> Na aba Avançado em Desempenho clique em Configurações> Selecione o botão Ajustar para melhor Desempenho e de OK
Veja uma Imagem com Efeito Veja uma Imagem sem Efeitos
Esta dica é recomendada para computadores com pouca memória RAM

Papel de Parede

O Papel de Parede deixa o seu Pc com uma aparência mais bonita, porém isso consome uma parcela da Memória Ram, principalmente se a imagem tiver um tamanho em Bytes grande, você pode retirar esta imagem para melhorar o desempenho de seu computador para isso vá em Painel de Controle> Vídeo> na aba àrea de Trabalho selecione Nenhum e clique em Ok

Windows Messenger
O Windows Xp em sua instalação padrão instala junto o Windows Messenger, porém muitas pessoas não o utilizam ou utilizam o MSN Messenger que possui muitos outros recursos, nesse caso o windows Messenger pode ser desistalado, mas o problema é que ele não aparece no menu Instalar e desinstalar programas, a solução é utilizar um comando que desintala o programa automaticamente, vá em Iniciar> Executar e digite o seguinte:
RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection %windir%\INF\msmsgs.inf,BLC.Remove
De Ok e pronto.

Mensagens de Erros
Toda vez que o Windows Xp sofre algum problema com algum problema surge uma mensagem de erro, esta mensagem pode ser desligada, para isso vá em Painel de Controle>Desempenho e Manutenção>Sistema e na aba Avançado clique no botão Relatório de Erros> selecione o botão desativar relatórios de erros e de Ok

ìcones na área de trabalho

Os ícones que vão se acumulando na área de trabalho diminuem o desempenho do computador, deixe nesta área apenas os ícones mais usados.

menu alto


menu foot
Inicial | Comércio no Japão | Dicas de Informática | Rádios Online | Vídeos Engraçados | Imagens Engraçadas
Piadas Divertidas | Raciocínio Lógico | Jogos Online | Downloads de Programas | Papel de Parede | Política de Privacidade |Contatos