Incorporando sons em apresentações do PowerPoint

Muitas pessoas reclamam que inserem sons em apresentações do PowerPoint, mas o som só é reproduzido quando a apresentação é visualizada no próprio computador. Enviando a apresentação por e-mails para amigos, eles nada ouvem. Isso ocorre quando se insere sons usando a opção “Inserir sons” e escolhendo “do arquivo”.

Com esse método, em vez de incorporar o som realmente na apresentação, o PowerPoint apenas grava o caminho que leva ao local onde se encontra esse arquivo. Dessa forma, para que o som seja ouvido em outro computador, só enviando junto com a apresentação, o próprio arquivo de som.

Com o método que iremos descrever, o som ficará de fato incorporado à apresentação, fazendo parte dela, podendo ser ouvido em qualquer computador. Veja o que deve ser feito:

1) Abra a apresentação com o PowerPoint clique em “Inserir” > “Filmes e sons” > “Gravar sons”. Isso fará que se abra o Gravador de Sons do PowerPoint.

2) Deixe de lado por enquanto o gravador, e clique no ícone “volume” existente na barra inferior do Windows, próximo ao relógio. Vai se abrir uma janela com os controles de volume para reprodução. Clique então em “Opções” e escolha “Propriedades”. Será aberta uma nova janelinha onde a opção “Reprodução” já está selecionada. Clique na opção “Gravação” para que ela é que fique selecionada, e dê o “OK”.

Uma nova janela se abrirá, mostrando os locais onde poderá ser injetado o som que quiser gravar, cada qual com seu controle para ajustar o nível do sinal, e tendo abaixo de cada um a opção “Selecionar”.

Clique no quadradinho referente à entrada “Stereo Mixer” e deixe seu controle de volume na metade do curso aproximadamente. Com essa configuração, qualquer som que for reproduzido pelo seu computador através do Windows Media Player ou qualquer outro player que utilize, será encaminhado ao gravador.

3) Deixe aparecendo na tela o slide da apresentação onde deseja que o som comece a ser reproduzido. E depois (a parte um pouco mais difícil…) Abra seu player de áudio, escolha a música que deseja incorporar na apresentação, inicie a reprodução e com a maior rapidez possível, volte à tela do PowerPoint e clique no botão redondo do gravador para que a gravação seja iniciada. Note que no gravador há um medidor de tempo de gravação.

Você pode, portanto, gravar a música inteira ou apenas uma parte, caso queira que ela seja executada em apenas algum slide. O projeto é seu, portando você é quem decide! Para interromper a gravação é só clicar no botão quadrado.

Não esqueça de dar o OK depois, para que a gravação seja incorporada à apresentação. De inicio, grave apenas alguns pequenos trechos da música e rode a apresentação para verificar como o som ficou.

Caso o volume esteja muito baixo ou seja excessivo – causando distorções – use o controle de volume do player que está sendo usado na reprodução para aumentar ou diminuir o nível do sinal, até que o som fique perfeito.

4) Com isso, no meio do slide irá aparecer o ícone de um alto=falante. Para que ele não prejudique a imagem, clique nele e o arrasta para um dos cantos ou em qualquer outro lugar que queira.

5) Passamos agora para a parte final: a configuração para a reprodução do som. Clique na opção “Apresentações” e escolha “Personalizar animação”. Isso abrirá uma janela com várias abas em sua metade, já estando acionada a aba “Configurações de Multimídia”.

No lado esquerdo aparecerá uma lista dos itens que fazem parte do slide. Clique no quadradinho referente a “Mídia 1” para seleciona-la. Selecione “Executar usando ordem de animação” (se já não estiver clicada), escolhe “Continuar a apresentação” e no item “Parar” escolha entre “após o slide atual” se que o som apenas naquele slide, ou coloque o número do slide na opção “Após” para determinar quando o som será interrompido.

Caso queira que o som seja interrompido durante toda a apresentação, mande parar um slide após o último que houver, ou seja, se a apresentação for composta por 8 slides, mande parar no 9.

6) Ainda nessa mesma janela, clique na aba “Ordem e andamento” e escolha a forma como você quer que a música (que no caso é chamada de “animação”) seja iniciada: ao clicar o mouse ou automaticamente após o número de segundos que você determinar.


Normalmente, a qualidade do som obtido não chega a ser como a de um CD, em virtude da forma como o som é tratado por esse gravador. Em compensação, o aumento no tamanho do arquivo da apresentação com o som já inserido, será bem menor do que o tamanho original do arquivo de som.

Esse método tem várias vantagens, como a de permitir incorporar sons em qualquer formato (mp3, WAV, WMA, etc), pois irá gravar o que estiver sendo reproduzido pelo player, e também a de permitir que você grava sua própria locução ou o som ambiente da sala onde estiver, bastando para isso em lugar de selecionar a opção “Stereo Mixer” como acima explicado, selecionar a opção “Mic”. Veja nessa janela, as várias opções de fonte das gravações que você pode escolher.

Incorporando som como objeto.
Uma outra forma de incorporar som numa apresentação do PowerPoint é incorpora-lo como objeto. Note que, com este outro método, a música será executada de forma contínua até o final da apresentação (ou da própria música), sem outra opção a não ser gravar apenas um pequeno trecho caso queira que a reprodução seja interrompida.

Como fazer a incorporação: comece abrindo o “Meu computador” e clicando em “Opções de Pasta” e, no novo menu, em “Modos de Exibição”. Procure na lista que irá aparecer o item “Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos”. Se ela estiver marcada, desmarque.

Isso fará com que as extensões dos arquivos sejam mostradas quando estiverem sendo visualizadas no Meu computador ou no Windowx Explorer, e permitirá que você altere suas extensões. Em seguida siga as seguintes instruções:

1) Abra o Gravador de Som do Windows (Iniciar > Acessórios > Entretenimento) Clique na opção “Arquivos”, escolha “Abrir” e localize o arquivo de som que deseja incorporar à apresentação. Por padrão, de início serão mostrados apenas os arquivos no formato WAV. Para ver os demais, use o último campo dessa janela, opção “Arquivos do tipo” e selecione “todos os arquivos”.

2) Clique agora de novo na opção “Arquivos” do gravador de som e escolha “Propriedades”. No final há o botão “Converter agora”. Uma outra janela irá aparecer com dois campos para você selecionar. No primeiro está configurado o formato “PCM” que corresponde ao “wav”. Mude para MPEG Layer-3 (corresponde ao formato mp3) para que o arquivo a ser inserido tenha um tamanho menor.

No segundo campo, é possível determinar a qualidade do som o que influi no tamanho do arquivo. Configurar esse campo pode parecer assustador, mas basta você levar em consideração que quanto menor a freqüência (kHz) e o número de bits, menor será o arquivo… mas também a qualidade do som.

Na primeira vez, é aconselhável que use o processo descrito e faça a conversão de pequenos trechos da música com diferentes configurações os reproduza para ter uma noção do que pode conseguir em termos de qualidade x tamanho. Em pouco tempo você irá adquirir prática no assunto.

3) Entraremos agora na parte mais simples: Comece clicando na opção “Editar” do gravador de som e mande “Copiar”. Em seguida, abra a apresentação no slide onde quer que o som comece a ser executado, clique com o botão direito no slide e escolha no menu a opção “Colar”. Um ícone aparecerá no meio do slide, que você pode arrastar para qualquer outro lugar onde não prejudique a visão do slide.

4) Parte final: clique no item “Ferramentas” do PowerPoint, e na opção “Personalizar Animação”. Na lista dos itens existentes no slide exibida à esquerda, selecione “Objeto”, clique na aba “Ordem e Andamento” e escolha entre “Iniciar animação automaticamente” ou determine quantos segundos após a exibição do slide o som deverá ser iniciado. Clique na aba “Efeitos” e marque a opção “Sem efeitos” e para completar, clique agora na aba “Configurações de Multimídia” e no campo inferior direito selecione o item “Executar”.

Trabalho terminado. O som ficará incorporado na apresentação e você poderá envia-la por e-mail para seus amigos e executa-la em outros computadores sem problemas.

Nota final: Estes métodos foram testados e funcionaram nas versões do PowerPoint do Office 2000 Premium e superiores. Não foram testados na versão do Office 97. Se alguém as utilizarem nessa versão, agradeceríamos se nos informasse sobre o resultado obtido.

Bookmark the permalink.

Os comentários estão fechados