Como gravar um Vídeo com imagens da tela

Este artigo foi criado por Helio Nunes dos Santos

O objetivo deste artigo é ensinar como criar um vídeo usando o AutoScreenRecorder, um aplicativo gratuito, com os recursos necessários que permitem que você crie, por exemplo um tutorial sobre como usar algum programa, ou mesmo utilizar seu talento artístico criando um vídeo com a utilização de sua WebCam, que o AutoScreenRecorder salva já no formato AVI.

Como configurar – Ao ser aberto, o AutoScreenRecorder lhe mostrará esta tela:

Auto Screen Recorder

Nessa primeira tela você já encontra as instruções de como usar o aplicativo; com o uso de teclas:
F9 = Dá início à gravação,
Ctrl+F9 = Pausar a gravação,
F10 = Encerrar a gravação,
Ctrl+F10 = Cancelar a gravação.

Logo abaixo você encontra as opções quanto à área a ser filmada, sobre as quais falaremos mais adiante. Note desde já que você poderá filmar a tela inteira (Full Screen), uma janela que estiver aberta (Windows) ou uma área que você irá determinar (Rectangle area). Mas antes de chegar a esse ponto, é preciso terminar as configurações para seu vídeo. Para isso, clique na aba “To” lá no alto à direita da janela. Você verá agora:

Auto Screen Recorder

O primeiro campo permite que você escolha o tipo de compressão que quer usar.
Sugiro que faça pequenos testes para verificar as diferenças que eu, sinceramente, não consegui descobrir. Note que clicando no botão “options” ao lado, você terá as opções, que são diferentes para cada um dos codecs escolhidos.

Em seguida escolha entre nomear o arquivo automaticamente (Automatic naming), perguntar-me sempre (Ask me each time) ou usar um nome fixo (Fixed name) E para terminar, há o campo onde você determina onde quer que o vídeo seja salvo. É só clicar no ícone da pasta.

Fim da a configuração, clique no botão “StandBy”: a janela será fechada, mas ficará o ícone do AutoScreenRecorder próximo ao relógio, pronto para ser usado com o uso dos comandos que utilizam a teclas F9/F10 conforme acima já descrito.

Determinando a área a ser filmada –
Full Scren – Não há o que explicar: toda a tela do monitor será filmada. Neste caso, você não conseguirá usar os atalhos existentes na área de trabalho e, se quiser abrir algum aplicativo, terá de usar o “Iniciar”.

Windows – Como dissemos, essa opção lhe permitirá filmar apenas uma janela que
esteja aberta na área de trabalho. Ao pressionar F9 o cursor do mouse se transformará numa mãozinha. Coloque-a no canto superior esquerdo da janela que quer filmar; Uma linha em vermelho irá lhe mostrar o que ficou selecionado. Clique com o botão esquerdo do mouse, e aparecerá este figura.

Auto Screen Recorder

Neste exemplo, onde usei o WordPad, tudo que for sendo escrito nele será filmado.
Um detalhe interessante, é que se em lugar de colocar a mãozinha como descrito, você a colocar no inicio da parte da janela onde se digita o texto, você irá filmar a digitação, sem que apareça o cabeçalho do WordPad com suas ferramentas.

Se você ligar sua WebCam e selecionar para filmar sua janela, poderá criar vídeos usando-a como câmera – o que não verdade ela é.

Rectangle area –
Com esta opção você pode determinar o tamanho e a parte da área de trabalho que irá ser filmada. Usando essa opção, ao teclar F8 irá aparecer um retângulo dividido em quatro partes, que mostra a área de trabalho com zoom. Para que o zoom, não sei. Note que além desse retângulo, há uma linha vertical e outra horizontal e que no cruzamento das duas há um “x”. Essas linhas são as chamadas coordenadas, o “x” indica a posição do cursor e no cabeçalho do retângulo “inútil” você encontra as posições “x” e “y”, se o “x” indicando a distância entre o cursor e o lado esquerdo da tela e o “y” a distância do cursor em relação ao topo da tela.

Auto Screen Recorder

Arraste o mouse (sem clicar) para que esse “x” fique posicionado no local onde o quer que fique o canto superior esquerdo do retângulo que vai construir e arraste-o (sem soltar) para baixo e para a esquerda, onde quer que fique o canto inferior direito do retângulo, e aí sim, solte o botão. Vocè irá ver assinalada a área que será filmada, como na imagem abaixo.

Auto Screen Recorder

Enquanto a filmagem estiver sendo feita, os marcadores que delimitam o espaço ficam alternando sua cor entre o verde e o vermelho. Bom divertimento!

Download: Baixe o Auto Screen Recorder

Bookmark the permalink.

Os comentários estão fechados